Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

domingo, 12 de junho de 2011

D. Rino Passigato destaca importância da diocese do Funchal - Núncio realça «raízes cristãs»


O Núncio Apostólico em Portugal está na Madeira, a convite de D. António Carrilho, para presidir ao início das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese. «Para mim é uma ocasião para viver um momento importante na história deste país, desta realidade que é a Madeira, desde o ponto de vista cristão, religioso, mas também humano, social e cultural», disse aos jornalistas, à sua chegada ao Aeroporto. D. Rino Passigato, recordou que a Diocese «tem uma história muito importante porque durante muito tempo foi a mais extensa, a maior no mundo. Daqui saíram muitos missionários que a pouco a pouco deram origem a outras dioceses no mundo, na África, na Ásia e América do Sul, sobretudo no Brasil», recordou.
Por outro lado, sublinhou que a “identidade” e as “raízes” permanecem actuais e que as “comemorações” dos 500 anos dão disso testemunho. «A identidade cristã e católica nestas terras ninguém pode esquecer, é uma realidade patente e histórica e objectiva», considerou.
«Então é muito importante para nós sublinhar que temos uma história, somos o que somos porque temos raízes, e é comemorar a pensar nessas raízes que nos ajuda a purificar a nossa realidade de hoje e também fortalecer o nosso espírito e o nosso desejo de corresponder ao que Deus, na sua providência, decidiu para nós», acrescentou.

Papa em Portugal em 2017
D. Rino Passigato admitiu, por outro lado, que Bento XVI possa regressar ao nosso país em 2017, para o centenário de Fátima, como desejo expresso na visita do ano passado; mas não garantiu a hipótese de, também nessa altura, se deslocar a outras “parcelas” do território.
«Se Deus quiser ele gostaria de estar novamente em Portugal, agora é difícil dizer se vai aos Açores ou Madeira, ou a todas regiões de Portugal»; até porque «o programa das visitas papais é elaborado a cada ano», explicou.

“Papa-móvel” na homenagem a João Paulo II
O “Papamóvel”, veículo que conduziu o Papa João Paulo II na sua visita histórica à Madeira, em 12 de Maio de 1991, vai estar presente na homenagem que hoje lhe será prestada junto à estátua que se encontra no adro da Sé do Funchal.
A cerimónia decorrerá após a concelebração eucarística das 15h30, na Catedral, presidida pelo Núncio Apostólico.
Nessa ocasião, será também recordada a presença do saudoso Papa entre nós através de um filme, tendo sido instalado para o efeito um écrã de televisão.

Entidades oficiais saúdam D. Rino

Várias entidades oficiais - civis, religiosas e militares, estiveram ontem no Aeroporto da Madeira para as boas-vindas ao Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, nomeadamente: o Representante da República, Ireneu Barreto, o Presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça, o Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, o Bispo do Funchal, D. António Carrilho, o Arcebispo Emérito, D.Maurílio Gouveia, o Bispo Emérito, D.Teodoro Faria, o Vigário Geral, cónego Fiel de Sousa e o Coordenador das Comemorações, Pe. Héctor Figueira.

Programa da visita, hoje, contempla Missa e concerto

D. Rino Passigato preside hoje, às 15h30, a uma concelebração eucarística na Sé do Funchal, na abertura das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese; após a qual decorrerá uma evocação da visita do Papa João Paulo II à Madeira (Maio de 1991), junto à sua estátua no adro da Sé.
O dia termina com um concerto na igreja Matriz de Machico.

Cerimónia no adro da Sé com textos e cânticos especiais
O Bispo do Funchal dirigirá uma palavra breve na evocação da visita do Papa João Paulo II; o Núncio Apostólico colocará um ramo de flores junto à estátua do saudoso Pontífice, no adro da Sé; um leigo apresentará uma oração; e serão entoados dois cânticos: um, relativo à visita do Papa à Madeira e outro da sua beatificação, em Maio passado.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana