Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

domingo, 12 de junho de 2011

Celebração de Acção de graças na Catedral às 15h30 - Diocese do Funchal foi criada há 497 anos

Trata-se de um aniversário que é comemorado todos os anos, no dia 12 de Junho, mas, hoje, com particular significado, porque é a data em que também se dá início às celebrações oficiais dos 500 anos da criação da Diocese.
Este acontecimento, como tem sido amplamente divulgado, conta com a presença de D.Rino Passigato, representante do Papa Bento XVI no nosso país e que está pela primeira vez no Funchal, a convite de D. António Carrilho.

Solenidade com cânticos pelo Coro da Catedral

O Coro da Catedral, que no passado dia 21 de Novembro celebrou o seu sétimo aniversário, vai interpretar os cânticos solenes da celebração de hoje, sob a direcção musical do compositor e maestro João Víctor Costa.
«Como pedras vivas desta Igreja diocesana do Funchal, o Coro da Catedral associa-se a estes 500 anos e recorda todos quantos, com a sua fé, esperança e trabalho dedicado, têm vindo a construir esta Diocese ao longo dos séculos».
«Até 2014, somos convidados a viver estes três anos de comemorações, a renovar ideais, princípios, ideias, e a actualizar novos métodos para evangelizar, sobretudo, no que a nós, enquanto Coro, diz respeito: a animação litúrgica das Eucaristias», disse Benvida Carvalho ao Jornal da Madeira.
«A memória desta caminhada de 500 anos, porém, não pode reduzir-se a um mero recordar factos e pessoas. O jubileu é sempre, na perspectiva bíblica, o tempo de retomar um caminho de vida, com renovadas forças e esperanças, um relançar as redes nas águas mais profundas do hoje da nossa realidade, dinamizando a acção evangelizadora rumo ao amanhã, que vem surgindo com todos os seus desafios», refere a presidente do Coro da Catedral.
«Ao relembrarmos alguns passos da nossa Diocese, percebemos o quanto foi e é importante a caminhada que ela tem feito até aqui: as celebrações eucarísticas partilhadas; as vigílias; os encontros de oração; as celebrações específicas; os momentos de comunhão; os projectos pastorais que muitas vidas transformaram», acrescenta.
Por isso, «celebrar 500 anos é pensar nos passos dados e projectar o futuro. E é com este propósito que participamos na concelebração Eucarística de hoje, presidida pelo Núncio Apostólico, D. Rino Passigato. O Coro da Catedral sente-se extremamente honrado por ter sido convidado a dinamizar liturgicamente a Eucaristia desse Domingo, marcando o início das comemorações dos 500 anos da sua Diocese. Que os nossos corações permaneçam em festa e, em tudo, dêmos graças ao Senhor!», sublinha.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana