Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012





Tema Geral: Maria, Feliz porque acreditou
Tempo de Advento: “Deus vem”! Com duas palavras apenas podemos dizer este tempo novo que se abre diante de nós. O nosso Deus é um Deus que vem, que nos visita, que tomou a iniciativa e nasceu no meio de nós para nos dar vida. É um Deus Emanuel! É um tempo favorável para, em Igreja, descobrir esta vinda, esta esperança que não desilude, o nascimento do Menino Deus que nasce para que nós possamos nascer sempre de novo. Tempo de vigilância e de experimentar a Sua visita constante às nossas vidas.

Com Maria preparar o Natal: a liturgia da Igreja oferece-nos um caminho forte de escuta atenta da Palavra de Deus com modelos que nos ajudam a caminhar. Maria surge, de maneira especial no nosso horizonte, como estrela que nos conduz a Jesus.

Missas do Parto: as quatro semanas de preparação terminam com o novenário: as missas do Parto. É uma das tradições religiosas madeirenses, únicas e originais, que marcam profundamente a preparação para o Natal. Mas a missão da Igreja não é apenas celebrar tradições ou a riqueza do passado, mas apresentar caminhos para o hoje e o futuro da vida, na consciência que Deus é a Felicidade que tantos ansiamos. Sejam as missas do parto um tempo oportuno para encontrar Jesus na sua Igreja com a ternura e a Fé de Maria. Sejam elas um verdadeiro meio de evangelização.

Uma proposta no Ano da Fé: Vamos caminhar redescobrindo o percurso da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. Trata-se de conduzir, pela mão maternal de Maria, os homens para fora do deserto, para lugares de vida, da amizade com Cristo, para aquele que dá a vida em plenitude.

Percurso Temático

15 de Dezembro: Jesus Cristo, centro da nossa fé!

16 de Dezembro: Viver o dom da fé com alegria.

17 de Dezembro: Professar e celebrar a Fé em Igreja

18 de Dezembro: A Fé compromete-me!

19 de Dezembro: Fé: convite à confiança

20 de Dezembro: Pela fé Maria acolheu a Palavra

21 de Dezembro: A fé provoca o anúncio

23 de Dezembro: A fé é uma relação de amizade

24 de Dezembro: Fé, porta da Esperança
 
«No Advento e a exemplo da Virgem Maria, nós, cristãos, renovamos o Sim dado a Deus para, pela fé, acolhermos Jesus que nos vem salvar. É um tempo de dizer Sim à Palavra de Deus e de a pôr em prática; é um tempo de dizer Sim aos valores, que nos caraterizam como Filhos de Deus; é um tempo de dizer Sim à verdade e à coerência de vida, é tempo de criar pontes, de reencontrar valores perdidos e construir novos valores, com referência ao Evangelho». D. António Carrilho



Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana