Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Quinta-feira, 23 de Dezembro - Paróquia: lugar do Anúncio e da Missão

Palavra de Deus

Mal 3, 1-4.23-24 - "Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim".
Sl 24(25) - Erguei-vos e levantai a cabeça: está perto a vossa redenção.
Lc 1, 56-66 - O nascimento de São João Baptista.
Meditando a Palavra
O refrão do Salmo convida a erguer-se, a levantar a cabeça e a esperar o Senhor que vem. É já um anúncio que nos enche de confiança. Nasce João - dado por graça de Deus - e há toda uma família e toda uma vizinhança que se alegra com o seu nascimento. Nasce para preparar a vinda do Senhor. Realiza-se assim a profecia de Malaquias. Zacarias, o pai de S. João, teve grande dificuldade em acreditar no anúncio do Anjo e por isso ficou mudo. A falta de fé torna-nos mudos; deixa-nos sem forças para anunciar. Zacarias faz uma caminhada de fé, da dificuldade em crer até ao reconhecimento das maravilhas de Deus e sua língua solta-se e começou a falar, bendizendo a Deus. S. João nasce e a mão do Senhor estava com ele. Nasce para anunciar, para ser a voz que anuncia a Palavra. Ele brada, grita no meio dos desertos que a vinda do Senhor está breve.

Uma leitura pastoral

Paróquia torna-te aquilo que és: sê o que és na mente de Jesus, no dom do Espírito, na tua própria fé. Anuncia a salvação de Deus, de Deus que se faz próximo, presente, mesmo quando a nossa fé se torna ausente. Da Eucaristia celebrada, a missa desafia-nos à Missão que não é apenas um ecoar dentro, mas um transbordar para fora, para os que estão longe, para os “rituais” da vida quotidiana. Da fé celebrada passamos à fé vivida. A missão fundamental da paróquia é ser lugar que favorece o encontro entre a fé cristã e as condições de vida de cada dia. A vocação cristã não implica o abandono da condição própria das formas da vida humana, requerendo, pelo contrário, que o Evangelho encontre um lugar dentro desse contexto.

Para reflectir

A paróquia conhece a realidade dos problemas e as aspirações das pessoas que vivem no seu território?
A paróquia favorece e acompanha a acção dos leigos na evangelização da família, da cultura, do mundo social e politico, e dos meios de comunicação social?


Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana