Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Quarta-feira, 22 de Dezembro - Paróquia: comunidade que reza e celebra


Palavra de Deus

1 Sam 1, 24-28 - Ana dá graças pelo nascimento do seu filho Samuel.
1 Sam 2 - O meu coração exulta no Senhor, meu Salvador.
Lc 1, 46-56 - O Magnificat de Nossa Senhora.

Meditando a Palavra

Nestas leituras podemos perceber de imediato o louvor e o agradecimento feito oração, diálogo de gratidão para com Deus e as suas maravilhas. Uma estéril e uma Virgem dão à luz e tornam-se, diante do impossível, mães fecundas. Diante da intervenção de Deus, diante das maravilhas de Deus elas cantam, louvam, agradecem. Todo o magnificat é um bordado feito por fios do Antigo Testamento. Prova, assim, que Maria reza através da própria Escritura. As suas palavras não são apenas as suas palavras mas Ela reza a Palavra de Deus e a actualiza na Sua vida. A minha alma glorifica o Senhor. O que é glorificar? É dar importância. É dar espaço a Deus na minha vida, nos meus projectos e sonhos. Rezar é isso mesmo; é falar com Deus, para que em tudo, Ele esteja presente. Maria rezou com a Palavra de Deus. Que a nossa oração seja não só um tempo para falar com Deus mas também um tempo para ouvir Deus a falar connosco. Só assim será um verdadeiro diálogo.



Uma leitura pastoral

Falar de Paróquia é falar de uma casa e escola de oração, de um espaço de silêncio ou de uma assembleia que reza e louva com cânticos e preces. Paróquia é sempre uma comunidade que reza a vida e celebra a fé. Nela ecoa o convite do Senhor de rezar sem cessar; de um rezar não apenas com os lábios mas um conservar sempre o contacto interior com Deus, um saber sempre o que é belo, o que é bom, o que é agradável a Deus. De tantas formas de rezar, de celebrar, de dialogar com Deus a Eucaristia é o centro da comunidade orante, viva e missionária. Quando já não posso falar com ninguém, a Deus sempre posso falar. Se não há mais ninguém que me possa ajudar, Ele pode ajudar-me. Se me encontro confinado numa extrema solidão… o orante jamais está totalmente só.

Para reflectir

A Paróquia é uma escola de oração?
Cuidamos da celebração eucarística como momento principal da vida da paróquia?


Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana