Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Sexta-feira, 24 de Dezembro de 2010 - Paróquia: espaço de memória e pertença

Palavra de Deus

2 Sam 7, 1-5... - O Reino de David durará para sempre.
Sl 88 (89) - Senhor, cantarei eternamente a vossa bondade.
Lc 1, 67-79 - O Benedictus, o Cântico de Zacarias.

Meditando a Palavra

Zacarias é uma das figuras do Advento. De incrédulo passa a crente e, com a língua solta, canta as maravilhas de Deus, recordando todos os feitos do Senhor em favor do seu Povo. É o cântico que a Igreja canta todas as manhãs na Hora de Laudes. O Benedictus de Zacarias é uma exultação no Espírito Santo. Resulta do facto de o Espírito Santo o ter feito compreender as antigas profecias e as promessas de Deus atingiram a sua realização. Tudo o que o Senhor tinha prometido pela boca dos profetas e que todos os justos recordavam e guardavam no coração, na esperança da sua realização, finalmente cumpriu-se. Só o Espírito Santo nos poderá dar um olhar novo sobre a realidade, com gratidão, reconhecendo a acção de Deus na história e na nossa vida. Só com este olhar de Deus poderemos ver o presente e o futuro com confiança, na certeza que Deus caminha connosco. Nós somos o Seu Povo e Ele é o nosso Deus.
Uma leitura pastoral

Na paróquia nascemos para a vida cristã pelo baptismo. Nela crescemos e nos formamos na fé. É na Paróquia que a comunhão eclesial é vivida de forma efectiva porque nela temos o primeiro momento de localização e visibilização da Igreja na sociedade. É aí o lugar mais normal onde a maioria dos crentes vive e alimenta a sua fé. Na Paróquia integramos uma historia comunitária que continuará connosco e depois de nós. Enquanto casa de relação, é espaço de histórias, de encontros, de vidas partilhadas e construídas. De casa vamos para a paróquia e da paróquia voltamos as nossas casas. Ela faz parte da nossa família, do lugar onde pertencemos. A paróquia é o lugar onde a solidão se recria em comunidade. Nela celebramos o memorial da Páscoa, a intercessão da Virgem Santa Maria, a memória dos Santos, a oração de sufrágio por aqueles que já partiram. Na paróquia celebramos toda uma Igreja, peregrina, em purificação e na eternidade. Sabemos, porque acreditamos, que não estamos sós mas integramos uma corrente forte, ininterrupta de vida e de tradição. Não somos apenas um povo, mas um Povo de Deus. Somos uma comunidade aberta, anunciadora, em diálogo constante com o mundo e, sempre ao mesmo tempo, uma Igreja que sabe acolher.

Para reflectir

A nossa Paróquia sabe acolher e abrir-se à sociedade?
O que é que a Paróquia me dá e o que é que eu dou à Paróquia?
Que caminhos a Paróquia gera em vista da pertença e da memória?

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana