Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sábado, 15 de junho de 2013

essejota.net | O ovo ou a galinha? Quem apareceu primeiro?



essejota.net | O ovo ou a galinha

Qual apareceu primeiro, qual gerou o outro, é uma questão científica ou deve ser respondida pela filosofia? O eterno enigma do ovo e da galinha não é apenas uma adivinha para crianças, tem sido objecto de estudo de graúdos sérios e conceituados. O que à partida parece uma questão insignificante parece ter resposta na teoria da evolução das espécies, pelo que pode ser, afinal de contas, uma questão relevante para compreendermos como chegámos até ao que somos hoje. Ainda assim, duvido que alguém sinta que a sua vida dependa directamente da solução desta questão.

Mas há soluções menos óbvias para dúvidas que não chegam a ser enigmas, soluções que são pessoais e têm que ver com escolhas, com discernimento, com aquilo que verdadeiramente queremos na vida. Porque (ditam as regras do jogo) escolher uma coisa implica dizer que não a todas as suas alternativas. Para nós, é uma pena não podermos viver com um pé no cais e outro no barco, é uma pena que as escolhas nos tirem tantas coisas que não queremos, mas nos apetecem tanto. Mas, se pensamos assim, pensamos mal: quando escolhemos bem (ou seja, o bem), torna-se claro que o “sim” que demos é muito maior do que todos os “nãos” que este implica.

Pouco importa quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, cronologicamente. O segredo está em saber qual vem primeiro na nossa lista de prioridades.
Bernardo Lemos Caldas

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana