Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MISSA DO PARTO - Sexta feira - 21 de Dezembro - A fé provoca o anúncio



Sexta-feira, 21 de dezembro
A fé provoca o anúncio

Palavra de Deus

1ª Leit: Sof 3, 14-18ª – “Clama jubilosamente, filha de Sião…O Senhor está no meio de ti…”.

Sal: 32 (33) – “Alegrai-vos, justos, no Senhor, cantai-Lhe um cântico novo.”

Evan: Lc 1, 39-45 – A Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
 



Meditando a Palavra

Toda a palavra deste dia é festiva e, quer mostrar que aqueles que acreditam tornam-se testemunhas, anunciadores. Na primeira leitura o profeta Sofonias, chamado por Deus, apresentasse no meio do povo e anuncia que Deus não abandonou o seu Povo mas que está no meio dele. É um Senhor íntimo para cada um, que dá força, animo e coragem para lutar contra todo o mal que nos rodeia. E o Salmo vem reforçar a ideia do anúncio com um convite a cantar ao Senhor um cântico novo. Diz-nos Santo Agostinho que este cântico novo é feito não pelas notas musicais mas acima de tudo pelas nossas obras e pelo testemunho de uma vida transformada pela presença de Deus. No Evangelho vimos isso em prática, com a Visitação de Maria à sua prima Santa Isabel. Recebe a Palavra divina e não a pode guardar só para si e corre apressadamente e tem que anunciar a alegria que vai no seu coração. E essa alegria é Jesus. O seu espirito exulta de alegria, porque o Senhor não só a visita como visita o seu povo e não o abandona. Diz-nos o Evangelho que Maria foi apressadamente. O anúncio não se faz vagarosamente mas com vigor, com força, com dinamismo, com alegria, com o entusiasmo próprio daqueles que levam uma boa notícia.

Uma leitura pastoral

Quem encontrou Cristo não O pode guardar só para si. Encontrar Cristo para O amar e O dar a conhecer. São Paulo diz-nos que a fé entra pelos ouvidos. Mas como crescer na fé senão houver quem anuncie? No nosso tempo não basta apenas viver o Evangelho; não basta apenas ter uma vida transformada pelo encontro com Cristo, mas torna-se urgente falar e anunciar com palavras e com vida. Maria visitou Isabel porque antes de tudo foram ambas visitadas por Deus. Ninguém dá o que não tem e só nos tornamos anunciadores, apóstolos se primeiro formos todos discípulos de Jesus. Deixemo-nos visitar por Deus para que nas nossas visitas possamos entregar o próprio Deus em palavras de anúncio, de proposta, de convite, de inquietação. Só assim serão visitas de corações carregados de paz e de gestos que partem os corações de pedra e restituem um rosto humano de beleza e de dignidade.

A luz não se pode esconder debaixo da mesa, mas deve ser colocada sob o candelabro onde brilha para todos. Não tenhamos medo de ser anunciadores e de apresentar ao mundo de hoje a mensagem de Jesus em toda a sua integridade e convidar todos a celebrar a fé nos sacramentos, pelos quais nos tornamos participantes da Sua vida.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana