Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

terça-feira, 18 de dezembro de 2012




MISSA DO PARTO
Terça, 18 de Dezembro
A Fé compromete-me!
 
 
 
 
 
Palavra de Deus

1ª Leit: Jr 23, 5-8 - "Farei surgir para David um rebento justo"

Salm: Sl 71 (72) - “Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.”

Evan: Mt, 1, 18-25 - “Anunciação a São José.”

 
Meditando a Palavra

O profeta Jeremias anuncia uma feliz notícia: Deus vai nascer e nascerá na casa de David. A profecia realiza-se com o justo José, esposo de Maria. O Anjo anuncia e Maria disse o seu sim.

O Anjo anuncia a José e este não lhe diz nada, mas fez tudo como o Anjo lhe tinha dito e acolhe Maria em sua casa. O que n'Ela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ele fez. São José é assim o homem do silêncio, não disse nada, mas fez. Ouviu e realizou na vida a Palavra. José tinha os seus projetos e toda a vida programada mas aceitou a vontade e a missão que Deus tinha para ele. Ele é modelo para toda a Igreja do que é prescindir de estar fechado nas suas “coisinhas” e “vontadinhas” e abrir-se ao plano de Deus com grande disponibilidade e generosidade. Deixou de lado os seus planos e abriu-se à vontade de Deus, realizando com alegria essa mesma vontade. O mesmo podemos ver na vida de Maria, a Mãe de Deus. Chamada por Deus para uma grande missão, Ela deixou tudo para trás e colocou Deus no primeiro lugar: “Faça-se em Mim, segundo a Tua Palavra”.

Uma leitura pastoral

No dia de hoje vamos perceber que a Fé exige um compromisso social. Não apenas toca no nosso coração e nos transforma mas transforma toda as dimensões da existência humana. Toda a vida do homem é iluminada pelo dom da fé; pela amizade e relação com Jesus. A Virgem Maria e S. José responderam ao chamamento com disponibilidade e generosidade e todos os seus projetos foram alterados pela nova missão que surge pela

Palavra de Deus. A fé não é apenas um sentimento, um fervor na boca do estômago, um qualquer arrepio na pele. A fé tem implicações na forma como vivo, como me relaciono, como trato com os bens e com a natureza. Quem acredita sabe que nunca está só, nem na vida nem na morte.

Ter fé no Senhor não é algo que interessa unicamente à nossa inteligência, ao campo do saber intelectual, mas é uma mudança que compromete a vida, a totalidade do nosso ser: sentimento, coração, inteligência, vontade, corporeidade, emoções e relacionamentos humanos. Com a fé muda verdadeiramente tudo em nós e para nós, e revela-se com clareza o nosso destino futuro, a verdade da nossa vocação no interior da história, o sentido da vida, o gosto de sermos peregrinos rumo à Pátria celeste. A fé implica um compromisso com a vida e não apenas a vida pessoal mas também a vida pública e a construção da justiça e da paz.

A fé é verdadeiramente a força transformadora da minha vida? Ou então é apenas um dos elementos que fazem parte da existência, sem ser aquele determinante? É urgente crescer na fé, compreendendo que ela não é algo de alheio, separado da vida concreta, mas é a sua alma.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana