Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sábado, 22 de dezembro de 2012

MISSA DO PARTO - Sábado 22 de Dezembro - A fé é uma relação de amizade


Sábado, 22 de dezembro
A fé é uma relação de amizade

 
Palavra de Deus

1ª Leit: 1 Sam 1, 24-28 - Ana dá graças pelo nascimento do seu filho Samuel.

Sal: 1 Sam 2 - O meu coração exulta no Senhor, meu Salvador.

Evan: Lc 1, 46-56 - O Magnificat de Nossa Senhora.

Meditando a Palavra

Nestas leituras podemos perceber de imediato o louvor e o agradecimento feito oração, diálogo de gratidão para com Deus e as suas maravilhas. Uma estéril e uma Virgem dão à luz e tornam-se, diante do impossível, mães fecundas. Diante da intervenção de Deus, diante das maravilhas de Deus elas cantam, louvam, agradecem. Todo o magnificat é um bordado feito por fios do Antigo Testamento. Prova, assim, que Maria reza através da própria Escritura. As suas palavras não são apenas as suas palavras mas Ela reza a Palavra de Deus e a atualiza na Sua vida. A minha alma glorifica o Senhor. O que é glorificar? É dar importância. É dar espaço a Deus na minha vida, nos meus projetos e sonhos. Rezar é isso mesmo; é falar com Deus, para que em tudo, Ele esteja presente. Maria rezou com a Palavra de Deus. Que a nossa oração seja não só um tempo para falar com Deus mas também um tempo para ouvir Deus a falar connosco. Só assim será um verdadeiro diálogo de amizade.

Uma leitura pastoral

Quando perguntamos o que é a fé muitos vão responder que a fé é um dom de Deus, que a fé é uma resposta livre do homem à iniciativa de Deus. Outros ainda vão dizer que a fé fala pelas obras e pela vida ou que a fé é confiar em Deus e na sua Palavra ou um código moral ou um conteúdo para acreditar. Mas poucas serão as pessoas que responderão que a fé é uma relação de amizade.

Relação de amizade com Aquele que sabemos que nos ama. A oração de Ana e de Maria não é apenas um momento de louvor e de agradecimento mas um momento de encontro com o Amigo. Santa Tereza de Ávila bem disse que rezar não é outra coisa senão tratar de amizade. E Jesus bem nos tratou não como servos mas como amigos. E a amizade transforma os amigos e une os corações e o sentido e o estar na vida. Diz-me com quem andar e eu dir-te-ei que eres. Magnificat é glorificar, é honrar, é engrandecer, é dar importância. O amigo procura tempo para estar com o amigo. Como é importante encontrar este tempo para estar, simplesmente estar sem palavras e sem gestos, sem agradecimentos e sem pedidos. Maria é uma mulher de silêncios. Na Bíblia aparece a falar poucas vezes e são até retratados os silêncios d’Aquela que contempla e guarda no coração. Na gruta de Belém não há palavras, mas Ela aí está a contemplar o Menino-Deus. Aos pés da Cruz Maria não tem palavras, simplesmente está de pé, ao pé da Cruz do Filho.

Seja o tempo de Natal um tempo para descobrir Deus como um Amigo que nos visita e quer estar connosco.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana