Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


MISSA DO PARTO
Quinta-feira, 20 de dezembro
Pela fé Maria acolheu a Palavra
 

Palavra de Deus

1ª Leit: Is 7, 10-14: "A Virgem conceberá a dará à luz um filho".

Sal: 23(24) - O Senhor virá: Ele é o Rei da glória.

Evan: Lc 1, 26-38 - Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.

 

Meditando a Palavra

Neste dia escutamos o “Sinal” de Deus. Como Deus quer se fazer presente na história da humanidade. Na 1ª Leitura ouvimos o pedido do Rei Acaz: um sinal de Deus no concreto da sua vida.

O nosso mundo, muitas vezes, pede um sinal a Deus. Nas dificuldades do nosso dia-a-dia, nas escolhas que tomamos, nos rumos das nossas vidas, também nós queremos um sinal de Deus. Como Deus continua próximo dos nossos caminhos.

Como Deus continua a estar connosco nas escolhas, nos caminhos da nossa vida. Queremos sinais fortes e poderosos. Queremos milagres e curas e Deus vem a nós no Menino-Deus. Tanta fragilidade que nos confunde. Esperava um rei e nasce um bebé. Esperava um revolucionário e Jesus é Crucificado. No Evangelho escutamos a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. E vemos que Jesus é verdadeiramente este Sinal de Deus, da sua proximidade nos nossos caminhos. Acolher Jesus é acolher este Deus próximo de nós, que nos fortalece, que nos anima e que preenche o nosso interior na Esperança e no Amor. A resposta de Maria é um sim à vontade e à Palavra de Deus.

No sim de Maria nasce Jesus. No nosso sim à Palavra de Deus nasce Deus para nós e para o mundo.

 

Uma leitura pastoral

Hoje olhamos para Maria como modelo de fé. Como Aquela que acreditou, que colocou toda a sua vida, todo o seu ser na Promessa e na Palavra de Deus. Celebrando o Ano da fé vemos em Maria, um exemplo de fé para cada um de nós. Sempre que colocamos a nossa vida nas mãos de Deus, ela dá frutos, também nós seremos instrumentos de Deus para o nosso Mundo.

Também nós podemos, pela escuta e pela vivência da Palavra, tornar Deus presente no mundo de hoje. Pela Fé Maria acolheu a Palavra de Deus e a tornou presente. O Evangelho de hoje é um convite a que cada cristão abra o coração, sem reservas, ao Evangelho, a acolher este Deus que nos fala. Neste acolhimento da Palavra de Deus também seremos, no concreto da nossa vida, um Sinal de Deus no nosso Mundo.

“Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra”. É esta a resposta de Maria; deverá ser esta a nossa resposta. Quando assim acontece nasce Cristo. Nasce nas nossas palavras e gestos, no nosso testemunho e vida.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana