Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

domingo, 3 de junho de 2012

7 junho - FESTA DO CORPO DE DEUS - Largo do Colégio - Sé



«Cristo caminha connosco e reparte o Pão” é o tema da Festa litúrgica do Corpo de Deus na nossa Diocese, esta semana, dia 7 de Junho, com uma grande concelebração eucarística frente à igreja do Colégio, às 18h00, presidida por D. António Carrilho, seguida de Procissão pelas ruas do Funchal até à Sé.

CONVITE Convidam-se todos os movimentos e associações da Diocese, Confrarias do Santissimo Sacramento, saloias, crianças com fatos brancos, estudantes, reiigiosas, religiosos, acólitos, seminaristas, sacerdotes e todo o Povo de Deus, a participarem na GRANDE SOLENIDADE D0 CORPO DE DEUS.

ITINERÁRIO DA PROCISSÃO
Igreja do Colégio - Rua Marquês do Funchal - Rua 5 Outubro - Praça da Autonomia - Avenida do Mar (faixa Norte) - Avenida de Zarco (ascendente) - Avenida Arriaga (faixa Sul) - Sé

ORDEM DA PROCISSÃO
Corpo Nacional de Escutas
Escoteiros de Portugal (AEP)
Guias
Brigada Marítima
Outros Movimentos laicais
Alunos de Escolas e Colégios Católicos
Ministros Extraordinários da Eucaristia
Representação das Forças Militares e Militarizadas
CRUZ PROCESSIONAL
Crianças vestidas de branco
Insígnias do Espírito Santo e saloias
Irmãos do Santissimo Sacramento
Acólitos
Pálio com Santíssimo Sacramento
Autoridades
Restante Povo de Deus
Fonte: Secretariado Diocesano de Pastoral

Ministros da comunhão renovam mandato
O secretariado diocesano da Liturgia, organismo responsável pelos “Cursos de Formação para novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão”, está a convocar para a Solenidade do Corpo de Deus os “Ministros Extraordinários da Comunhão de todas as comunidades paroquiais”, para darem início a “um novo mandato para o triénio 2012-2014”.
Neste sentido, deverão participar na celebração da próxima quinta-feira, às 18h00, no Largo do Colégio, e “ocupar o lugar que lhes for indicado no recinto”.
“No momento da acção de graças, diante de Jesus Eucaristia, recitarão em uníssono a Oração (compromisso) do Ministro Extraordinário da Comunhão, que lhes será distribuída previamente. Depois, todos juntos, integrarão, no lugar próprio, a procissão eucarística até à Catedral”, lê-se num comunicado do Secretariado diocesano da Liturgia, dirigido pelo cónego João Francisco Dias.
“Para exercerem este Ministério, nas assembleias dominicais ou nas visitas aos doentes, em suas casas, exige-se uma formação permanente e específica”, que “tem sido facultada aos Ministros Extraordinários da Comunhão nos diversos arciprestados”, informa aquele organismo.

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | Domingo, 3 de Junho de 2012 | Por JM

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana