Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Diocese do Funchal - Conselho Presbiteral de 26 de Outubro

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL
O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, e atendendo ao programa pastoral do próximo ano, que tem, entre os seus objectivos «a renovação das festas e tradições» na Diocese do Funchal, o Conselho ouviu a partilha dos vários arciprestados acerca das suas festas. Constatou-se que são grandes momentos de vivencia comunitária, eclesial e social, profundamente arreigada na identidade das nossas paróquias. Sendo ocasiões de grande dinamismo pastoral, identificaram-se, também, alguns aspectos que carecem de clarificação, valorização e correcção. Assim, foi constituída uma comissão para preparar um documento de trabalho, que contemple um estudo antropológico e histórico, teológico e pastoral das nossas festas e tradições, que atenda, também, às suas implicações jurídicas actuais, para ser apresentado na próxima sessão do Conselho Presbiteral.
Num segundo ponto, abordou-se alguns aspectos da pastoral social, no contexto actual, a partir do documento da respectiva Comissão Episcopal, intitulado "Serviços paroquiais de acção social para uma cultura da dádiva." Neste sentido, apontou-se a exigência de um trabalho de proximidade, que já é realizado por várias instituições diocesanas, e que é importante estender a todas as paróquias. Foi referida a necessidade de vários projectos criativos que desenvolvam uma mentalidade geradora de uma «consciência do outro» e de dinamismos de inclusão social.
Na segunda parte da reunião, o Conselho abordou o destino a dar à “Renúncia do Advento” deste ano, e tendo em atenção as múltiplas necessidades sentidas actualmente, decidiu-se orientá-la para o Fundo Social Diocesano potenciando-o de modo a que continue a dispor de possibilidades para atender a um maior número de situações. Neste seguimento foi apresentado ao Conselho o relatório dos donativos recebidos das últimas «renúncias do Advento e Quaresma» e as aplicações que têm sido feitas desse Fundo Social.
No último ponto desta sessão abordou-se questão da "Casa Sacerdotal". A reflexão trazida dos arciprestados apontou a necessidade da existência desta estrutura pastoral, ficando ainda por elaborar-se um documento indicativo para um estudo prévio. Assim, achou-se por bem constituir uma comissão que prepare o respectivo documento, a apresentar na próxima sessão do Conselho.
O Conselho encerrou a sessão, com um voto de pesar pelo falecimento dos Rev.dos Padres José Diomário Gonçalves, scj e João Baptista da Mata, no Brasil, e marcando a próxima reunião para o dia 21 de Março de 2012.
Funchal, 26 de Outubro de 2011.
Secretariado Permanente.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana