Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Palavra do Sr. Bispo - Em júbilo e acção de graças!

A Diocese do Funchal foi criada pelo Papa Leão X, no dia 12 de Junho de 1514, com a Bula Pro excellenti praeminentia. É, pois, com imenso júbilo que anuncio aos nossos diocesanos da Madeira e Porto Santo o início das celebrações jubilares dos 500 anos da Diocese, no próximo dia 12 de Junho, Domingo de Pentecostes. À tarde teremos uma solene Eucaristia, na Sé, presidida pelo Senhor Núncio Apostólico, e um concerto, à noite, na igreja matriz de Machico, localidade onde foi celebrada a primeira Missa pelos padres franciscanos, na chegada à Madeira.
Desde já aqui deixo um convite a todos os sacerdotes, membros de Institutos de Vida Consagrada e outras instituições da Igreja, e a todo o Povo de Deus em geral – um convite, especialmente, para a grande assembleia Eucarística, na Sé do Funchal, mas também, sendo possível, para o Concerto, em Machico.
Ao longo dos próximos três anos, de acordo com o projecto pastoral preparado para esse efeito, celebraremos as maravilhas do Senhor pelas graças recebidas ao longo destes cinco séculos e procuraremos fazer um percurso conjunto de renovação pastoral e comunhão eclesial, em toda a Diocese.
Confiamos à Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo, o nosso desejo e empenho conjunto de edificar comunidades cristãs vivas e apostólicas, renovar as nossas festas e tradições, reavivar e intensificar o espírito missionário das instituições da Igreja, que se há-de apresentar, cada vez mais, como verdadeira “Igreja em Missão”! (lema das comemorações)
Funchal, 2 de Junho de 2011
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana