Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Quinta-feira, 16 de Dezembro - Paróquia: caminho de Conversão

Palavra de Deus

1ª Leitura: Is 54, 1-10 – “O Senhor chamou-te como esposa repudiada”.
Salmo: Sl 29(30) – Eu Vos louvarei Senhor porque me salvastes.
Evangelho: Lc 7, 24-30 – Testemunho de Jesus sobre João Baptista.

Meditando a Palavra

Isaías grita contra uma esposa infiel; contra uma esposa estéril. Esta mulher é o Povo de Deus na sua vida morna e acomodada. Mas Deus, o esposo, não desista dela, mas a ama para sempre e sem quaisquer condições. Deus ama sempre a sua esposa e a resposta desta diante de um tão grande amor só pode ser a mudança, a conversão. Uma das grandes figuras do tempo de Advento é São João Baptista. Ele é a voz que brada no deserto e prepara o caminho para o Senhor que vem. Ele é a voz na simplicidade do descampado, vestido de pêlo de camelo e na austeridade da vida simples – alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre – aponta para o mais importante, o próprio Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Todo o resto é secundário. Conversão é, pois, voltar para Deus e corresponder ao seu Amor.

Uma leitura pastoral

Todos temos consciência que a adesão a Cristo pelo baptismo não nos preserva da infidelidade, das fragilidades e do pecado. Por isso, Cristo instituiu a misericórdia de Deus em gestos eficazes de graça. A paróquia será o espaço onde é celebrado e vivido em comunidade a reconciliação. Ela será sempre um caminho e um convite à conversão, ao acolhimento; um verdadeiro caminho para descobrir o rosto de misericórdia de Deus que jamais desiste de nós.
Na paróquia experimentamos o perdão de Deus e o anunciamos na vida concreta em gestos de perdão e de vida; de vida mais renovada, mais humanizada. É este um dos grandes contributos da fé e da paróquia ao mundo de hoje.
Cada paróquia deve ser espaço de descoberta e de vivência do Sacramento da Reconciliação. Não haverá imagem mais bonita do que a de um sacerdote que no confessionário aguarda e espera o filho que volta ao abraço de Deus.
A conversão ocupa um lugar central na nossa pessoal e comunitária?

Para reflectir

A nossa paróquia atrai à conversão?
Como é celebrado o Sacramento da Reconciliação: horários, formas, lugares?


Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana