Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Quarta-feira, 15 de Dezembro - Paróquia: lugar de encontro

Palavra de Deus

Is 45, 6b-8. 21b-26: “Eu sou o Senhor e não há outro”.
Salmo: Sl 84(85) - Desça o orvalho do alto dos céus e as nuvens chovam o Justo.
Evangelho: Lc 7, 19-23 – “Ide contar a João o que vistes e ouvistes”.

Meditando a Palavra

João Baptista está preso e envia dois dos seus discípulos a irem ter com Jesus com esta mensagem: "És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?". Jesus não lhes responde com palavras mas com gestos; com o gesto de Deus presente que quer salvar todo o homem e dar-lhe vida. João esperava um messias castigador e o que vê, todo admirado, é um Messias com gestos de perdão, de cura e de salvação. Os cegos vêem, os coxos saltam, os surdos ouvem; representam a humanidade de todos os tempos que no encontro com Cristo são libertados das suas escravidões, dos vícios, das limitações e debilidades para descobrir com Cristo a vida que Ele nos vem oferecer. "Eu sou o Senhor e não há outro" expressão que surge na boca de Isaías várias vezes para voltar a sublinhar a descoberta do Deus verdadeiro, real, presente no meio do seu Povo; o único capaz de realizar maravilhas, contra todas as imagens falsas e redutoras de Deus. Seja este o tempo favorável para encontrar e ser encontrado por Deus e não pela imagem que fazemos D'Ele.

Uma leitura pastoral

Onde podemos descobrir o verdadeiro rosto de Cristo? Na Igreja. As comunidades paroquiais são comunidades cristãs que tornam presente a Igreja nas celebrações comunitárias, nos processos de iniciação à fé e nos processos de amadurecimento catequético; é nelas que os gestos sacramentais tornam visível a acção salvadora de Cristo. Apesar de ser diferente da dos Apóstolos, nós também temos uma verdadeira e pessoal experiência da presença do Senhor ressuscitado. A distância dos séculos é superada e o Ressuscitado oferece-Se vivo e operante, por nós, no hoje da Igreja e do mundo. Esta é a nossa grande alegria. Cristo não está a dois mil anos de distância, mas está realmente presente entre nós e dá-nos a Verdade, dá-nos a luz que nos faz viver e encontrar a estrada para o futuro. Ser paróquia será sempre ser espaço de encontro e de relação com Cristo e com os outros. Quanto mais perto estamos de Deus mais perto estaremos uns dos outros. Só seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida e, consequentemente, a alegria verdadeira e duradoura.

Para reflectir

Em que medida as nossas Paróquias são lugares privilegiados da educação da fé?
A vida litúrgica e sacramental são momentos de encontro e de descoberta do rosto de Cristo?

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana