Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL

Na sequência da nomeação do Conselho Presbiteral Diocesano no dia seis do corrente mês, teve lugar, hoje, a primeira reunião do mesmo Conselho¸ presidida por Sua Ex.cia Rev.ma D. António Carrilho, Bispo do Funchal.
Tendo sido feita a leitura do Decreto de Nomeação e a consequente tomada de posse dos membros do Conselho, fez-se uma breve explanação da natureza e missão deste órgão a partir do Código de Direito Canónico e do Directório do Múnus Pastoral dos Bispos¸ realçando que este é um órgão representativo e expressão de participação do presbitério, auxiliando o Bispo Diocesano, no governo da Diocese.
Num segundo ponto, foi apresentado o projecto de Estatutos do Conselho e sua discussão, terminando com a eleição do Secretariado Permanente, sendo eleitos o Rev.do Padre António Héctor de Araújo Figueira (Secretário) e os Rev.dos Padres Marcos Fernandes Gonçalves e António Estêvão Fernandes (Vogais).
O Conselho abordou a situação da Pastoral Social na Diocese do Funchal, dando-se conhecimento das várias realidades e maiores necessidades, a nível dos Arciprestados e a importância da ajuda da Igreja prestada pela Cáritas, Conferências Vicentinas e Instituições de Solideriedade Social. O Conselho dialogou no sentido de melhor potenciar a acção da Pastoral Social Diocesana e Paroquial, para melhor responder às necessidades sentidas. Neste seguimento, foi abordado o destino a dar à Renúncia do Advento deste ano, ficando a decisão pendente de um próximo diálogo com aquelas instituições sócio-caritativas da Diocese.
Finalmente, uma referência aos 50 anos da Actualização das Paróquias da Diocese, cujo aniversário da publicação do Decreto hoje ocorre, e que será assinalado, solenemente, numa concelebração Eucaristica, no dia 30 de Janeiro de 2011, na Sé do Funchal, pelas 15H30.
O Conselho encerrou a sessão, marcando a proxima reunião para o dia 23 de Março de 2011.
 
Funchal, 24 de Novembro de 2010.
Secretariado Permanente
50º Aniversário do Decreto
sobre a Actualização das paróquias.
in: http://www.diocesedofunchal.pt/

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana