Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

DIOCESE DO FUNCHAL

Renúncia quaresmal 2015

O Sr. Bispo do Funchal anunciou na sua homilia de quarta-feira de cinzas o destino a dar à Renúncia da Quaresma deste ano. A chamada “Renúncia da Quaresma”, com apreciável tradição na Diocese do Funchal, insere-se no espírito de caridade deste tempo da Quaresma e da Páscoa e de desejo de resposta às situações concretas do mundo em que vivemos e constitui um sinal de comunhão e caridade diocesana.
As ofertas desta renúncia quaresmal serão recolhidas em todas as igrejas e capelas nos ofertórios das Missas de sábado e Domingo de Ramos, ou seja, nos próximos dias 28 e 29 de Março.
A pensar nas situações de carência próximas de nós, parte da Renúncia será para potenciar o Fundo Social Diocesano. E a pensar nos nossos missionários e na sua ação evangelizadora, parte será para apoiar o “Projeto + Criança”, de apoio à rede de Centros de Recuperação Nutricional da Igreja Católica na Guiné Bissau. Os centros apoiam cerca de 60000 crianças de uma forma integrada. 10000 famílias. 320 comunidades são envolvidas nos trabalhos dos centros. Mais informação sobre os centros e os diversos projetos em www.fecongd.org
 
Segue parte da homilia do Sr. Bispo:
“Em espírito de solidariedade e partilha fraterna, pensamos nas situações de carência mais próximas de nós, mas não esquecemos, também, tantas outras necessidades materiais e espirituais, com que se debatem os nossos missionários, na sua ação evangelizadora”.
A pedido da “Fundação Fé e Cooperação”, no seu 25° aniversário, destinamos a tradicional Renúncia da Quaresma deste ano de 2015, em parte para potenciar o Fundo Social Diocesano, cujos objetivos são bem conhecidos, e em parte para o “Projeto + Criança”, de apoio à rede de Centros de Recuperação Nutricional da Igreja Católica na Guiné Bissau.
 Este programa atende mais de 60.000 crianças por ano, em 25 Centros geridos pela Cáritas, os quais têm um papel decisivo, na vigilância nutricional e na saúde das crianças, mas também na sua proteção, em casos de maus tratos e outras situações de risco.
A “Fundação Fé e Cooperação” é uma Instituição da Igreja Católica, diretamente ligada à Conferência Episcopal Portuguesa, que visa cooperar com as Igrejas Lusófonas, em programas de apoio ao desenvolvimento integral de pessoas e comunidades carenciadas, sobretudo nas áreas da educação e saúde.
As ofertas desta renúncia quaresmal serão recolhidas em todas as igrejas e capelas, conforme é costume, nos ofertórios das Missas de sábado e Domingo de Ramos, ou seja, nos próximos dias 28 e 29 de Março. Como sempre, a participação é muito livre, segundo as possibilidades e a consciência pessoal dos fiéis, na certeza de que Deus não deixará sem recompensa qualquer gesto de atenção e partilha fraterna” Homilia do Sr. Bispo do Funchal na quarta-feira de cinzas, na Sé do Funchal

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana