Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quinta-feira, 19 de junho de 2014


Mensagem Pastoral de D. António Carrilho, Bispo do Funchal
 
Festa Diocesana do Corpo de Deus 2014
no Jubileu dos 500 anos da Diocese

Estamos, ainda, a saborear a intensa alegria, louvor e ação de graças da “Semana Diocesana Jubilar” dos 500 anos da Criação da Diocese do Funchal, nas diversas atividades culturais e religiosas, em que tanta gente teve oportunidade de participar, entre os dias 8 e 15 de junho, da Festa do Pentecostes à Santíssima Trindade.
Muito belas e ricas, espiritualmente, foram as concelebrações eucarísticas dos dias 8 e 12 de junho, na Sé do Funchal, e a grande Assembleia Diocesana, no passado domingo, dia 15, no Estádio dos Barreiros, presidida por Sua Eminência Cardeal Fernando Filoni, como Enviado Especial do Papa Francisco, a quem muito agradecemos tão paternal solicitude e a sua Bênção Apostólica de Pastor Universal.
Preparamo-nos, agora, para celebrar a Festa do “Corpo de Deus”, marco religioso e cultural de imenso significado, longa e rica tradição entre nós. Não sendo feriado o dia tradicional próprio e tendo sido transferida para o domingo seguinte, a festa do Corpo de Deus realiza-se no próximo domingo, dia 22 de junho.
Neste ano, tendo em atenção a Assembleia Diocesana campal do passado dia 15, a Festa do Corpo de Deus não terá lugar na Praça do Município (Largo da igreja do Colégio), mas na Sé, com uma solene Concelebração Eucarística às 18h, seguida da habitual procissão pelas ruas da cidade. Antes, porém, teremos espaço para Adoração Eucarística, fazendo-se a Exposição do Santíssimo Sacramento às 15.30h, com quatro turnos de adoração, preparada e proposta por alguns Grupos. Assim:
- 15.30h/16.00h, grupo “Juntos pela Europa”, com a participação dos movimentos e obras laicais;
- 16.00h/16.30h, Secretariado da Família, com a participação das Equipas de Nossa Senhora e outros movimentos familiares;
- 16.30h/17.00h, Conferência dos Institutos Religiosos, com a participação dos Institutos de Vida Consagrada;
- 17.00h/17.30h, Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil, com especial participação dos grupos de jovens cristãos. Às 17.30h encerra a Exposição do Santíssimo Sacramento e começam os preparativos para a Celebração Eucarística.
Neste tempo Jubilar é importante expressar o nosso amor à Sagrada Eucaristia e alimentar-nos do Corpo e Sangue do Senhor, que nos fortalece para os caminhos da vida, abrindo-nos à fé e à esperança, ao esforço de unidade eclesial e de serviço ao próximo, com amor fraterno.
Pela sua importância, pois, não posso deixar de recomendar a participação do maior número de paróquias e grupos, nomeadamente Sacerdotes e outros Consagrados, responsáveis dos acólitos e movimentos, catequista e ministros extraordinários da comunhão. Para as próprias instituições será importante a participação de alguns dos seus membros e será bom, também, alertar familiares e amigos, membros dos movimentos e grupos apostólicos, com uma palavra de estímulo à sua presença e participação.
 
Funchal, 17 de junho de 2014
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana