Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Homilia do Papa em Santa Marta na manhã de 17 de Junho de 2013: os cristãos devem ser mansos e generosos


Cidade do Vaticano (RV) – Como todas as manhãs, Papa Francisco celebrou Missa, na Capela da Casa Santa Marta, onde reside, da qual concelebraram o Cardeal Attilio Nicora, Presidente da Autoridade de Informação Financeira, - acompanhado de seus colaboradores, - e o Cardeal-arcebispo de Manila, Filipinas, Dom Luis Antonio Tagle; participou ainda, entre outros, um grupo de colaboradores do Museu Vaticano.

Ao centro da reflexão do Santo Padre estiveram as palavras de Jesus dirigidas aos seus discípulos: “Se alguém bater na sua face, ofereça-lhe também a outra”. Para o cristão, de fato, Jesus é tudo: daqui deriva a sua magnanimidade.
Na lógica normal da vida, disse o Papa, as pessoas lutam para se defender. De fato, se alguém nos der uma bofetada, a nossa reação imediata é dar-lhe duas. O rosto representa a nossa dignidade. A justiça de Jesus é superior àquela dos escribas: “Dente por dente, olho por olho”. Eis, pois, o segredo da magnanimidade cristã, que sempre é acompanhada pela mansidão. E o Papa prosseguiu:
“O cristão è uma pessoa que alarga o seu coração com a sua magnanimidade, porque Jesus Cristo é o seu tudo... Mas, seguir a Jesus não é fácil. Mas, também não é difícil, porque na estrada do amor o Senhor nos alarga seu coração”.
Papa Francisco concluiu sua reflexão exortando os presentes a pedirem ao Senhor, a fim de dilatar os nossos corações, tornando-nos cristãos mansos, humildes e generosos. (MT)
 

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana