Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quarta-feira, 21 de março de 2012

Comunicado do Conselho Presbiteral

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL
 O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, o Conselho fez um ponto da situação do desenvolvimento dos trabalhos das comissões de estudo para a "Renovação das Festas e Tradições" e "Casa Sacerdotal". Em relação à comissão de estudo para "Renovação das Festas e Tradições", procedeu-se a uma nova eleição, ficando o Rev.do Padre António Paulo de Ponte Sousa, como presidente. No que diz respeito à comissão da "Casa Sacerdotal" apresentou-se uma síntese das linhas fundamentais referidas na última reunião do Conselho, e vindas, também, da reflexão dos arciprestados. Seguidamente apresentou-se um Instrumento de Trabalho, com os objetivos e propostas para um possível plano arquitetónico. Após diálogo e reflexão do Conselho, ficou decidido que se deverá avançar para a elaboração de um estudo prévio de arquitectura, para apresentação na próxima reunião.
Num segundo ponto, abordou-se a hipótese da renovação do Diaconado Permanente na nossa Diocese. Partindo da reflexão trazida dos vários arciprestados, referiu-se que é possível e importante avançar para uma nova fase de implementação deste ministério, tendo o Conselho apontado para a sensibilização das nossas comunidades paroquiais, num aprofundamento do lugar, identidade e serviço específico do Diaconado Permanente na vida da Igreja.
Na segunda parte da reunião, o Conselho abordou a Formação do Clero. Realçou-se a importância dos retiros sacerdotais, como momento central da formação espiritual, derivando daqui a importância da participação nos mesmos. Relembrou-se, ainda, as datas dos Retiros: o 1º Turno, do dia 2 a 6 de Julho, orientado pelo D. Amândio Tomás, Bispo de Vila Real; o 2º Turno, de 3 a 7 de Setembro, orientado pelo Padre Manuel Barbosa, Diretor do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.
Na linha do plano pastoral para este ano, apresentaram-se os Estatutos do Conselho Pastoral Paroquial, cuja instituição nas paróquias deverá ser feita até Junho. Ao Conselho deu-se conhecimento da implementação dos conselhos económicos paroquiais.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese, anunciou-se que o Congresso Internacional de História, a realizar no ano 2014, será apresentado em conferência de imprensa, no próximo dia 2 de Abril de 2012, acompanhada de uma conferência científica, proferida pelo Doutor João Paulo Oliveira e Costa, presidente da Comissão Cientifica do Congresso. No último momento do Conselho o Senhor Bispo fez uma breve referência à Mensagem Pastoral relacionada com a Festa Diocesana das Famílias e relembrou a participação habitual dos sacerdotes na Quinta-feira Santa e no Dia Diocesano do Clero (19 de Maio), no Arciprestado de Santana. Transmitiu, também, ao Conselho que no dia 12 de Junho de 2012, estará entre nós Sua Ex.cia Rev.ma D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, para proferir uma conferência no âmbito da História da Diocese do Funchal.
Concluiu-se o Conselho, marcando a próxima sessão para o dia 11 de Julho de 2012.
Funchal, 21 de Março de 2012.
Secretariado Permanente.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana