Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quarta-feira, 23 de março de 2011

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
 
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, iniciou-se o diálogo sobre as questões da vida e ministério dos sacerdotes, que devem merecer uma especial atenção neste momento, tendo em conta o concreto da experiência dos sacerdotes na sua vida pastoral e, também, outros aspectos a valorizar e aprofundar. Neste sentido foi comunicada a realização do Dia Diocesano do Clero, no Arciprestado de Machico/Santa Cruz que, como vem sendo hábito, acontecerá no dia 19 de Maio, aniversário da Tomada de Posse do nosso Bispo. Foi, também, lembrada a marcação do 1º turno do Retiro do Clero, de 4 a 8 de Julho, sendo orientador o senhor D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, e o 2º turno de 5 a 9 de Setembro, sendo o pregador o senhor D. Manuel Felicio, Bispo da Guarda.
 
Num segundo ponto, foram apresentadas as primeiras indicações saídas da reflexão sobre o projecto da Conferência Episcopal Portuguesa “Repensar juntos a acção pastoral da Igreja em Portugal”, das quais se destacam como prioritárias, a formação, a comunhão, a linguagem e a participação.
 
O Conselho abordou, também, o destino a dar à “Renúncia da Quaresma” deste ano, e tendo em atenção as múltiplas necessidades sentidas actualmente, decidiu-se, por unanimidade, orientá-la para o Fundo Social Diocesano, já potenciado com o produto dos donativos do último Advento, mas insuficientes para atender a todas as situações.
 
A segunda parte da reunião foi em grande parte dedicada às Comemorações dos 500 anos da Diocese do Funchal, criada em 12 de Junho de 1514, para as quais se apresentaram as linhas fundamentais de um projecto pastoral a desenvolver nos próximos três anos. O inicio das comemorações foi confirmado para a tarde do proximo dia 12 de Junho, numa grande Celebração Diocesana, na Sé do Funchal. A referida proposta, que mereceu apreciação favorável, por parte de Conselho, será ainda considerada, para a sua concretização, nos outros orgãos pastorais da Diocese do Funchal.
 
Procedeu-se, finalmente, à aprovação dos novos Estatutos do Conselho Presbiteral, e foram dadas outras informações de caracter pastoral, nomeadamente no que diz respeito ao Dia Diocesano do Acólito (25 de Abril), que integrará a Instituição, no ministério dos Acólitos, de quatro dos nossos seminaristas, do 5º ano de Teologia; e ainda à Semana de Oração pelas Vocações (7 a 15 de Maio), ao Dia Diocesano do Catequista (Ribeira Brava, 10 de Junho), e ao próximo Sinodo dos Bispos (Roma, Outubro de 2012), que terá como tema “Nova Evangelização para a transmissão da fé Cristã”.
 
O Conselho encerrou a sessão, marcando a proxima para o dia 13 de Julho deste ano de 2011.
 
Funchal, 23 de Março de 2011.
Secretariado

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana