Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Sexta-feira, 17 de Dezembro - Paróquia: aprender a ser família

Palavra de Deus

Gn 49, 2.8-10 - "O ceptro não há-de fugir a Judá".
Sl 71(72) - Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.
Mt 1, 1-17 - "Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David".

Meditando a Palavra

Mas que nomes tão complicados e confusos são estes? Tão difíceis de pronunciar. Mas estes conjuntos de nomes são muito importantes para entender que Cristo nasce num povo, numa história, num contexto. Estas listas estão compostas por santos e por pecadores, por homens e por mulheres, por conhecidos e por desconhecidos, por judeus e por estrangeiros. Desta sequência nasce Jesus. Quer dizer que Ele não vem só para os santos mas também para os pecadores; não só para o povo eleito mas para toda a humanidade. Ele vem inserir-se nesta história de luta e de drama e torná-la história de salvação. Faz-se carne, habita no meio de nós, para nós dar a vida divina, a sua vida.

Uma leitura pastoral

A paróquia é família de famílias domésticas. A família oferece à paróquia não só novos crentes e a colaboração necessária no processo da iniciação cristã mas testemunha-lhe um modelo de ser igreja: lugar de fraternidade e de comunhão, lugar de intimidade e de relação de confiança entre pessoas, enquanto imagem da Trindade. A paróquia é chamada a ser lar de relações familiares de confiança, de proximidade, de acolhimento, mesmo para os que não têm família e se sentem sós. Ela é a família dos que acreditam no mesmo Senhor, Igreja de Deus vivo na casa dos crentes e junto das casas dos não crentes. Ela é congregadora de famílias, de unidade em tanta diversidade – o Corpo de Cristo. Ela destrói os muros de inimizade, foi feita não para separar aqueles que se reúnem mas unir os que estão divididos, pois é este o significado da Igreja – família. Ela tem uma relação necessária com o território porque a Palavra e os Sacramentos acontecem num lugar e num tempo determinado, originando a família paroquial.


Para reflectir

Em que medida a paróquia é família de famílias, na unidade da fé, da esperança e do amor?
Existe uma pastoral familiar paroquial? Qual a atenção que damos aos movimentos do apostolado familiar?


Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana