Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Segunda-feira, 20 de Dezembro - Paróquia: lugar da escuta

Palavra de Deus

Is 7, 10-14: "A Virgem conceberá a dará à luz um filho".
Sl 23(24) - O Senhor virá: Ele é o Rei da glória.
Lc 1, 26-38 - Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.

Meditando a Palavra

Maria é uma das maiores figuras do tempo do Advento; um verdadeiro tempo mariano. Acaz não quer ouvir o profeta, não quer pedir um sinal, mas o sinal será dado e a jovem virgem conceberá e o seu nome será Emanuel. Estas palavras do profeta Isaías realizam-se plenamente no Evangelho. É uma das passagens mais fortes e belas de todo o Novo Testamento. Podemos realmente afirmar que aqui começa o Novo Testamento, exactamente com a saudação do Anjo Gabriel: “Ave”, quer dizer alegra-te Maria, rejubila. É uma saudação de alegria que anuncia um tempo novo, uma boa notícia, um verdadeiro Evangelho da alegria. E porque tanta alegria? É possível ainda alegrar-se nos dias de hoje com tantas más notícias e tanta luta e tanta responsabilidade? Sim, é possível. É possível porque Deus está connosco. No Evangelho de hoje vemos a beleza da iniciativa de Deus que vem e a beleza da liberdade humana que responde e responde escutando a palavra de Deus e cumprindo-a. Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra. É esta a resposta de Maria; deverá ser esta a nossa resposta. Quando assim acontece nasce Cristo. Nasce nas nossas palavras e gestos, no nosso testemunho e vida. É impressionante que em todos os Evangelhos Maria apenas fale em quatro situações e tantas vezes surge silenciosamente, na escuta, guardando tudo em seu coração.

Uma leitura pastoral

Toda a paróquia é casa de oração e casa da Palavra. É escuta atenta da voz de Deus que nos fala como amigos. Foi o amor que levou Deus a descer ao nosso encontro e a usar gestos, sinais, sons, símbolos e palavras, para nos comunicar a vida que tem para nós. Cristo é a Palavra de Deus feita carne, o ponto mais alto da comunicação de Deus. N’Ele Deus diz-se completamente. Da Igreja, o cristão recebe a Bíblia; com a Igreja, lê-a e partilha o seu espírito e objectivos, procurando, assim, a finalidade suprema de todo o encontro com a Palavra, como Jesus nos ensinou: o cumprimento da vontade de Deus com uma vida de fé, de esperança e caridade no seguimento do Mestre. Desconhecer a Palavra de Deus é desconhecer o próprio Cristo (São Jerónimo).

Para reflectir

A Paróquia assume a Palavra como luz para a vida, alimento da oração, formação da comunidade e sustento da missão?
Na acção pastoral da Paróquia há formação bíblica, encontros de partilha e reflexão que levem ao conhecimento e ao anúncio da Palavra?

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana