Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sábado, 18 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Sábado, 18 de Dezembro - Paróquia: comunidade vocacional

Palavra de Deus

Jr 23, 5-8 - "Farei surgir para David um rebento justo"
Sl 71 (72) - Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.
Mt, 1, 18-25 - Anunciação a São José.

Meditando a Palavra

O profeta Jeremias anuncia uma feliz notícia: Deus vai nascer e nascerá na casa de David. A profecia realiza-se com o justo José, esposo de Maria. O Anjo anuncia e Maria disse o seu sim. O Anjo anuncia a José e José não lhe diz nada, mas tudo fez como o Anjo lhe tinha dito e acolhe Maria em sua casa. O que n'Ela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ele fez. São José é assim o homem do silêncio, não disse nada, mas fez. Ouviu e realizou na vida a Palavra. José tinha os seus projectos e toda a vida programada mas aceitou a vontade e a missão que Deus tinha para ele. Ele é modelo para toda a Igreja do que é prescindir de estar fechado nas suas “coisinhas” e “vontadinhas” e abrir-se ao plano de Deus com grande disponibilidade e generosidade. Deixou de lado os seus planos e abriu-se à vontade de Deus, realizando com alegria essa mesma vontade.

Uma leitura pastoral

S. José respondeu ao chamamento com disponibilidade e generosidade. Toda a paróquia é lugar de encontro com a voz de Deus que chama e envia. A paróquia deverá tornar-se cada vez mais uma verdadeira escola vocacional, lugar que chama e onde se faz a experiência de ser chamado para toda a vida, mas também lugar onde os crentes vivem de forma responsável a chamada dos outros, tornando-se chamantes, adultos na fé. Só uma comunidade viva dá vocações e todos são responsáveis pelas vocações. Ela é lugar propício da descoberta da nossa vocação cristã. Da oração à acção a paróquia é o espaço, a sementeira onde nascem as vocações. A pastoral vocacional não é trabalho apenas de algum secretariado ou mesmo do Seminário é a missão de toda a Igreja. A oração é fundamental para uma verdadeira animação vocacional mas tal não nos dispensa de pensar no outro, ou até de assumir as próprias responsabilidades. A Paróquia é chamada a organizar tempos de oração pelas vocações e através da oração predispor as pessoas a assumir uma atitude de abertura e de disponibilidade, uma atitude de responsabilidade unida ao empenhamento pessoal.

Para reflectir
Qual o empenho da paróquia na pastoral vocacional?
Há tempos concretos de oração pelas vocações?

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana