Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

domingo, 19 de dezembro de 2010

Missa do Parto - Domingo, 19 de Dezembro - IV Domingo do Advento - Paróquia: escola de serviço e caridade

Palavra de Deus

Is 7, 10-14 - "Há-de a Virgem conceber e dar à luz um Filho, a quem porá o nome de Emanuel"
Sl 23 - Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.
Rom 1, 1-7 - Jesus Cristo é da linhagem de David e Filho de Deus.
Mt 1, 18-24 - Anunciação a São José.

Meditando a Palavra

Uma das grandes figuras do Advento é São José. É modelo do homem atento e disponível, generoso. Não deu apenas algo de si mas deu-se inteiramente à missão tão discreta e ao mesmo tempo tão importante de proteger e cuidar Maria e Jesus. Confiou sempre n'Aquele que o chamou e teve sempre consciente que a obra não era dele, mas d'Aquele que o escolheu, chamou e enviou. José percebe que não é o salvador; Jesus é que é o Salvador, é o Emanuel, o Deus connosco. Não um Deus ausente e despreocupado mas um Deus que nos visita, que montou a sua tenda no meio de nós.

Uma leitura pastoral

Toda a Paróquia é responsável pelo anúncio do Evangelho. Ela realiza este anúncio não só através da Palavra e dos Sacramentos, mas também através da vida, dos gestos concretos de misericórdia e de caridade. Ela anuncia através da diversidade de ministérios, serviços, carismas e funções. Tal como Cristo afirmou, também podemos dizer que a paróquia continua estas mesmas palavras na vida, ela não existe para ser servida mas para servir. Todo e qualquer discípulo de Jesus é um servidor e a vida de qualquer cristão é serviço porque participa neste ser ministerial de Cristo e da Igreja. A paróquia é chamada a dar o pão vivo que desceu do Céu – o próprio Cristo – e a dar o pão da justiça e da paz que brotam de um coração que se encontrou com Aquele que é Amor. Só assim da celebração da fé passaremos à vida, seremos mais capazes de humanizar tudo o que tocamos e vivemos, todas as dimensões da vida e da existência humana, da família à empresa, do irmão ao vizinho. A Paróquia é chamada a formar um coração que vê onde há necessidade de amor e actua em consequência.

Para reflectir

Em que medida a paróquia está aberta aos serviços e ministérios laicais? Que propostas e caminhos de formação para os serviços e ministérios tem a paróquia? De que forma servimos na Paróquia?

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana