Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Homilia de D. António Carrilho, Bispo do Funchal - na Missa  e “Te Deum”, no final do Ano de 2010 - Sé do Funchal, 31 de Dezembro de 2010

Com gestos de Paz, um futuro de Esperança e de Alegria!


“Deus nos dê a sua bênção” (Sl 67).
Sob a protecção e bênção de Deus, que a todo o tempo nos comunica os Seus dons e carismas, celebramos em jubilosa Acção de Graças o final de mais um ano. Em Eucaristia, recordamos as dádivas recebidas, as alegrias e sofrimentos do caminho percorrido, pedindo ao Senhor que os transforme e transfigure em dons de Amor, na oferta das nossas vidas.
É certo que perduram na memória do coração os eventos que marcaram dolorosamente o nosso povo e a Madeira, nas suas estruturas e instituições. Quem poderá esquecer alguns momentos de sofrimento, vividos ao longo deste ano, de um modo especial a perda de vidas e bens, provocada pelas intempéries do dia 20 de Fevereiro?

O corajoso empenho de todos
Mas os gestos de solidariedade e o corajoso empenho de todos, quer dos poderes públicos, quer de muitas instituições privadas e da população em geral, na reconstrução da nossa cidade e dos locais atingidos pelos temporais, neste momento falam bem mais alto que a destruição, ainda que sem esquecer a dor e o sofrimento de ninguém.

Neste dia em que a Igreja celebra a solenidade da Santa Mãe de Deus, ao recordarmos aqueles dolorosos acontecimentos, o nosso olhar, cheio de gratidão filial, dirige-se para a Senhora do Monte, nossa Padroeira, sempre invocada com muita fé e confiança. Dirige-se, também, para a Imaculada Conceição, que em horas de tão grande sofrimento, se tornou um verdadeiro sinal de consolação e de esperança, deixando bem visível o seu carinho de Mãe, naquela imagem intacta da Capela das Babosas, totalmente desaparecida no Monte.

Por todos os gestos de caridade, humanismo e entreajuda fraterna, no aspecto material ou espiritual, pela beleza e alegria que voltaram a ressurgir na nossa terra, e em comunhão com os irmãos que partiram para a Casa do Pai, cantamos em jubilosa esperança: Te Deum Laudamus! Nós Vos louvamos, ó Deus!

Para ler toda a Homilia, carregue aqui

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana