Diocese do Funchal - Ano Pastoral 2020 / 2021 - "A Eucaristia constrói-nos no caminho da Fé: Cristo Salva-te. Maria pôs-se a caminho ..."

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Quarta-feira, 19 de dezembro
Fé: convite à confiança

Palavra de Deus

1ª Leit: Jz 13, 2-7.24-25a: “Hás-de conceber e terás um filho”.

Salm: 70(71) - “A minha boca cantará a vossa glória”

Evan: Lc 1, 5-25: “Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida”.

Meditando a Palavra

Nestes textos podemos salientar a confiança, o acreditar em Deus no concreto das nossas vidas. Hoje a liturgia fala-nos de duas mulheres estéreis: a mulher de Manoé e Isabel, mãe de São João Batista. Estes textos falam-nos como Deus intervém na História dos Homens e, de um período de aridez do Deserto (a esterilidade), Deus participa nas nossas vidas para tornar a nossa vida numa vida fecunda, capaz de dar frutos, capaz de ser uma vida em função dos outros. Os textos de hoje são um convite a confiar em Deus. Diante das nossas impossibilidades, diante das nossas “esterilidades” Deus pode fazer maravilhas.

As mulheres estéreis que dão à luz e a Virgem Mãe são sinal do poder de Deus, da pura gratuidade, puro dom da graça.

Neste Evangelho escutamos a “Missão” De S. João Batista: Irá à frente do Senhor: aquele que prepara os homens para a vinda de Cristo. E é um Convite a cada cristão para preparar o caminho do Senhor, preparando o coração dos nossos contemporâneos para aceitar a Palavra Salvadora do Filho de Deus. Os Profetas não são anunciadores de desgraças, mas da graça que salva e transforma vida e desertos em planícies verdejantes. Seja a Palavra um convite a confiar em Deus.

Uma leitura pastoral

Hoje olhamos para Zacarias: Um homem de oração e que Deus atende às suas preces tal como nos conta a primeira parte do Evangelho de hoje. No entanto, Zacarias também tem as suas dúvidas, também ele hesita sobre a presença de Deus na sua vida; mas Deus não deixa de permanecer com Ele. Hoje podemos olhar para “o Zacarias” que existe em nós e nos nossos contemporâneos, olhar para os cristãos de hoje que duvidam da presença de Deus na sua história. Zacarias fez o seu caminho da falta de confiança à confiança no Senhor que visitou e redimiu o seu povo.

Que este Ano da fé seja um tempo oportuno para alicerçarmos a nossa relação com Deus e mesmo na dúvida de fé termos a consciência de sermos instrumentos vivos de Deus para o nosso Mundo.

Ao contrário de Zacarias, Maria confiou plenamente no Senhor. Ela é Feliz porque acreditou. Zacarias ficou mudo porque não confiou no Senhor e deixou de poder anunciar as maravilhas de Deus. Maria acolheu na sua vida a Palavra de Deus e deixou-se transformar e n’Ela nasceu Cristo. Confia no Senhor. Sê forte!

Em ti, também, pode nascer o Menino-Deus.

Rezar cantando

Alguma música

O tempo em Santana