![]() | Papa Francisco (@Pontifex_pt) |
Não consigo imaginar um cristão que não saiba sorrir. Procuremos dar um testemunho alegre da nossa fé.
|

Notícias e informações das Paróquias de Santana e Ilha, Arciprestado de Santana, Diocese do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal - Residência Paroquial de Santana - Rua Cónego Fernando Vaz nº2 - 9230-100 SANTANA - Madeira - Portugal - Telef. 291 572 115 - E-mail: parocosantana@gmail.com - Twitter: @santanaeilha - Youtube: parocosantana - Facebook: www.facebook.com/paroquiadesantanailha - Coordenadas GPS: 32°48'21.7"N 16°52'49.7"W
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Tweet do Papa Francisco (@Pontifex_pt)
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O XXII DIA MUNDIAL DO DOENTE 2014
PARA O XXII DIA MUNDIAL DO DOENTE 2014
Fé e caridade: «Também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3, 16)
Amados irmãos e irmãs!
1. Por ocasião do XXII Dia Mundial do Doente, que este ano tem como tema Fé e caridade: também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3, 16), dirijo-me de modo particular às pessoas doentes e a quantos lhes prestam assistência e cura. A Igreja reconhece em vós, queridos doentes, uma presença especial de Cristo sofredor. É assim: ao lado, aliás, dentro do nosso sofrimento está o de Jesus, que carrega connosco o seu peso e revela o seu sentido. Quando o Filho de Deus subiu à cruz destruiu a solidão do sofrimento e iluminou a sua escuridão. Desta forma somos postos diante do mistério do amor de Deus por nós, que nos infunde esperança e coragem: esperança, porque no desígnio de amor de Deus também a noite do sofrimento se abre à luz pascal; e coragem, para enfrentar qualquer adversidade em sua companhia, unidos a Ele.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
sábado, 25 de janeiro de 2014
Semana do Consagrado - 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro 2014
1. O Consagrado é outro Cristo
A maior riqueza da Igreja está na possibilidade que lhe foi confiada de fazer de cada pessoa outro Cristo por meio do Batismo. Esta é a transformação mais radical que o Sacramento opera e que pode ser assumida na vivência da fé eclesial. Os Consagrados são, na Igreja, aqueles que receberam a vocação de testemunhar com a totalidade da sua pessoa esta nova realidade, por meio de uma configuração perfeita com o Senhor Jesus Cristo, expressa na vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, da castidade e da obediência. Assumem uma forma específica de viver, transformados por Cristo, caraterizada pela radicalidade do seu estilo de vida. Esse é o contributo que a Igreja lhes pede e de que o mundo precisa como auxílio para vislumbrar o rosto de Deus. Há uma parte da missão da Igreja que não pode ter a expressão adequada sem a ação destes homens e mulheres totalmente imbuídos de Cristo, transformados por Cristo, rosto de Cristo.
2. O Consagrado encarna a alegria do Evangelho
A vocação de consagração é fruto da descoberta do significado mais profundo da alegria do Evangelho. Não se baseia nas alegrias ou satisfações do mundo, mas fundamenta-se em Deus, no Evangelho de Jesus Cristo, que é anuncio de salvação para os pobres e pecadores, já sobre esta terra, mas sempre a apontar para a alegria definitiva da comunhão com Ele, no Céu. Face a tantas insatisfações produzidas pela busca insaciável de alegrias fugazes, o Consagrado tem uma experiência de vida diferente a apresentar: o de uma alegria serena, discreta, sóbria, pacificadora. Esse testemunho tem tanto mais valor e capacidade de persuasão quanto mais é autêntico, vivido e sentido, quanto mais radica na comunhão com Cristo e com o Seu Evangelho. Neste sentido, podemos dizer que o Consagrado assume a vocação de ser, na Igreja, o Evangelho vivo da alegria, que seduz, irradia, transforma e conduz à conversão.
3. O Consagrado proclama a alegria do Evangelho
Como toda a vocação cristã, a vocação de consagração inclui sempre as duas dimensões: viver e anunciar, ser discípulo e missionário. No respeito pela especificidade de cada um dos carismas fundadores, há um dinamismo comum a todos, que precisa de ser potenciado de forma adequada nas presentes circunstâncias da vida da Igreja. Os consagrados têm a especial missão de ocupar lugar ativo na “Igreja em saída” (cf. Evangelii gaudium 20), convocada pelo Papa Francisco para fazer a Evangelização do mundo. Homens e mulheres esperam esses momentos de graça, que serão de encontro com o Deus da vida e da alegria, mediados pelos que assumiram deixar-se transformar pela novidade do Evangelho.
4. Gratidão da Igreja
Em nome da Igreja em Portugal agradecemos a todos os consagrados que, entre nós, têm sido um esplendoroso sinal do Deus que acolhe e ama todos os seus filhos, com especial predileção pelos mais pobres. Pedimos ao Senhor que confirme todos os consagrados na sua vocação e que os transforme na alegria do Evangelho. Suplicamos ainda o dom das vocações de consagração nas nossas dioceses e na Igreja, pois acreditamos que têm um lugar privilegiado na construção do Povo que se deixa transformar por Cristo e pela alegria do seu Evangelho. À solicitude materna de Nossa Senhora, pobre, casta e obediente, confiamos os frutos da Semana do Consagrado 2014, para a qual pedimos a sua intercessão junto de Deus.
+ Virgílio do Nascimento Antunes
Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios
Etiquetas:
500 Anos Diocese do Funchal,
A Partilha,
Bíblia,
Celebrações,
Escola Sagrada Família - Externato,
Fé,
Ilha,
Mensagens,
Papa Francisco,
Santana,
Vocações
sábado, 18 de janeiro de 2014
Santana - Paz à sua alma
Faleceu Teresa Inocência Vieira do Pico Tanoeiro freguesia de Santana. Funeral neste Domingo 19 de Janeiro com missa de corpo presente às 14:00h na igreja paroquial de Santana. Tem Confraria do Santíssimo Sacramento. Rezemos pelo seu eterno descanso. PN; AM; GP.
sábado, 11 de janeiro de 2014
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Santana - Paz à sua alma
Faleceu Maria Marques da Silva do sítio da Igreja freguesia de Santana. Funeral nesta quinta feira 2 de Janeiro de 2014 com missa de corpo presente às 13:00h na igreja paroquial de Santana. Rezemos pelo seu eterno descanso. PN; AM; GP.
Subscrever:
Mensagens (Atom)